_

Quem anda atento pelas ruas de Itapetinga é fácil notar a presença de carrões com placas vermelhas servindo como veículos de passeio, quando deveriam estar rodando como taxis, conforme manda a lei. Calcula-se que quase 500 veículos nesta condição estão emplacados no município, através de alvarás concedidos pelo poder público municipal. De acordo com informações, além da sonegação de impostos, os possíveis infratores podem ser incursos no crime de falsidade ideológica e estarão sujeitos a pagamento de multa para ressarcimento do imposto não pago e reclusão de um a cinco anos. Com as isenções concedidas aos taxistas, por lei, o preço de um automóvel pode diminuir em até 30%, a depender do modelo, facilidade que atrai aproveitadores e gestores corruptos que facilitam a mamata em troca de propina.

Apenas para servir de parâmetro, em Vitória da Conquista, cuja população 5 vezes maior que a de Itapetinga, cerca de 200 alvarás de taxi estão ativos, sob rígida fiscalização.

Na lista de detentores de Alvarás aparecem servidores (Contratados, nomeados e efetivos), parentes de vereadores, ex vereadores, e pessoas próxima de nomeados do Poder Executivo local.