_

Filho de Caetité, terra de Anísio Teixeira, o grande educador brasileiro, também nasceu naquele pedaço de chão o professor Elias Dourado, Haroldo Lima, ex-deputado federal, lutador incansável pelas grandes causas da Bahia e do Brasil, ele também foi um espartano em defesa da própria vida, resistindo bravamente até a noite de ontem, quando foi vencido pela COVID-19.

Haroldo tinha uma relação estreitíssima com Vitória da Conquista, foi expressivamente votado aqui em nossa cidade quando, a partir de 1980, contou com um exército de seguidores liderado pelo então vereador Bira Mota, do PMDB, que mais tarde viria a filiar ao PCdoB, assim como o próprio Haroldo.

Pedral acolheu com o seu guarda-chuva o deputado federal em nossa cidade, que participou bastante na linha de frente da vitória de Waldir Pires ao governo do estado em 1986.

Ao lado de Elquisson Soares e Chico Pinto formou um trio imbatível em defesa da democracia. Eram verdadeiros ídolos nos comícios em que se apresentavam.

O secretário de estado, Davidson Magalhães, deixou a sua mensagem em nome dos filiados do PCdoB, partido que dirige na Bahia:

“FALECE HAROLDO LIMA, DIRIGENTE DO PCdoB

Com muita dor, comunicamos o falecimento do histórico dirigente do PCdoB Haroldo Lima, mais uma vítima da Covid-19, na madrugada do dia 24/03.

Haroldo lutou bravamente por longos dias contra a doença, mas não resistiu às complicações provocadas pelo novo coronavírus.

Lamentamos profundamente a irreparável perda de um dos mais destacados quadros nacionais do PCdoB nas últimas décadas e   prestamos irrestrita solidariedade aos familiares, aos amigos e militantes neste momento de dor.

O exemplo de abnegação, de coragem, de firmeza, daquele que dedicou a vida à luta em defesa da democracia e da liberdade, e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna, é o legado que Haroldo Lima deixa para a geração que prosseguirá a luta pelo socialismo.

Salvador, 24 de Março de 2021

Davidson Magalhães – Presidente Estadual do PCdoB”