O projeto Férias na Escola com mais Saber e Sabor segue até o dia 31 deste mês, levando oficinas e ações de saúde e cidadania para 131 mil estudantes da rede estadual de ensino, em mais de 500 escolas pela Bahia.

 

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) participa do projeto disponibilizando serviços de ginecologia, exames laboratoriais e avaliação nutricional em 25 municípios, contemplando 65 colégios estaduais. Ao todo, cerca de 26 mil estudantes serão diretamente beneficiados com a iniciativa, além da comunidade escolar e familiar.

 

Durante a ação, os estudantes também estão tendo acesso a materiais educativos e vídeos curtos com linguagem coloquial, abordando os temas álcool e drogas na juventude e sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como explica a secretária da Saúde, Roberta Santana.

 

“O programa aposta na educação como ferramenta de mudança social, é nisso que acreditamos. Através dele, os jovens em período de férias escolares têm acesso a diversos serviços de saúde, como a realização de consultas e exames laboratoriais, por exemplo. Essa é uma parceria com a Secretaria de Educação que tem mostrado bons frutos e nos ajudado a levar a saúde para cada vez mais perto de quem mais precisa”, afirma.

 

Lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo vice-governador, Geraldo Júnior, no início de janeiro, o projeto conta com um investimento total feito pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação (SEC) de mais de R$ 11,5 milhões, oferecendo ações integradas de cultura, saúde, bem-estar, esporte e lazer, como aulas de cinema, cursos de vôlei, futebol, jiu-jitsu, ginástica rítmica, além de proporcionar, ainda, duas refeições diárias para todos os participantes.

 

Entre as localidades participantes do programa estão escolas nos municípios de Salvador, Amargosa, Barreiras, Caetité, Camaçari, Conceição do Jacuípe, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Itaparica e Ribeira do Pombal.