_

Como se não bastasse a grave crise econômica que atinge o país, com a disparada dos preços ao consumidor, prefeito Rodrigo Hagge (MDB/BA) autorizou o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) a reajustar a tarifa de água no percentual de 11,81%.

A alegação da medida impopular e que vai atingir em cheio o bolso da população itapetinguense visa realizar a recomposição dos serviços de água e esgoto para o ano de 2022, onde será aplicada o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do acumulado para o período de maio/2021 a abril /2022.

A situação beira o absurdo que não é raro encontrar famílias que estão sofrendo para pagar a conta de água que chega com valores altíssimos. Vale destacar que na última legislatura os vereadores praticamente deram um cheque em branco autorizando o atual prefeito Rodrigo Hagge a reajustar a tarifa de água conforme o INPC, na época o então vereador Diga Diga votou contra.

Vale destacar ainda que o SAAE se transformou em um verdadeiro “cabides de emprego”. Alguns servidores nomeados chegam a receber altas remunerações.