_

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Júnior (MDB), teve a conta do Instagram hackeada. O hacker anunciou o crime com uma postagem na página do vereador, seguida da legenda: “perdeu”, na manhã desta quarta-feira (9).

Ao comentar o crime com o Bahia Notícias, Geraldo Júnior disse que contratou uma pessoa para tentar recuperar seu perfil, que tem mais de 110 mil seguidores. Ele afirmou, no entanto, que não houve pedido de resgate.

Posteriormente, em nota, a assessoria do vereador deu mais detalhes sobre o caso. Disse que a invasão foi feita pelo grupo intitulado “Cyber Brazil” e que as equipes técnica e jurídica que assessoram o presidente do Legislativo Municipal estão tomando as medidas cabíveis.

“Não somente neste caso, mas em todos os crimes cibernéticos, cabem punições exemplares aos marginais. São pessoas que se ‘divertem’ praticando o mal, invadindo a privacidade  e causando danos à imagem dos cidadãos”, defendeu Geraldo Júnior. Ele lembra que os crimes virtuais são tipificados no Código Penal brasileiro, como é o caso da Lei Carolina Dieckmann (Lei Nº 12.737/2012), voltada para crimes virtuais e delitos informáticos.

_