_

Do Idenuncias 

De todos os besteiróis ditos pelo vereador Eliomar Barreira (MDB), mais conhecido como Tarugão, em sua carreira política, a dá quarta-feira, (2/06), na sessão plenária da Câmara de Itapetinga, o parlamentar ultrapassou todos os limites ao atacar os partidos de esquerda PT, PC do B e PSOL e afirmar que essas legendas induzem as pessoas a usarem drogas e saírem nuas pelas ruas.

Após a desastrada fala do vereador em defesa do presidente Jair Bolsonaro e com ataques a partidos de esquerda acusando as legendas de promoverem ações que levem pessoas a usarem drogas. A segunda-feira (07), foi de articulação entre lideranças de partidos de esquerda de Itapetinga, orquestrado pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT). Na pauta, judicializar o discurso de ódio feito pelo vereador Tarugão contra as legendas partidárias.

As reações veio um dia após o discurso de Tarugão na Câmara, quando o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Rosemberg Pinto, repudiou a fala do vereador, em um programa de rádio de Itapetinga, e afirmou que uma representação contra as acusações feitas pelo parlamentar emedebista não seria apenas de iniciativa do PT, mas dos partidos atingidos pelo discurso de ódio.

O deputado estadual, Rosemberg citou ainda a falsa moral do vereador Tarugão que fala em nome das famílias. O deputado lança no vazio o que queria dizer com a falsa moral do vereador. “Itapetinga sabe do que eu estou falando”. O deputado deu entender sobre uma ação quer corre na justiça contra o vereador de uma grave acusação de assedio sexual contra uma mulher. Em rápida consulta no site do Ministério Público (MP) e Tribunal de Justiça da Bahia, indica que o MP de Itapetinga pede o arquivamento do processo por abuso sexual.

Indicado por Rodrigo Hagge (MDB), a ser o líder do prefeito no Legislativo Municipal, o vereador Tarugão vem destoando o papel de líder conciliador para abraçar o radicalismo da política de direita.

No discurso visto como de ódio, Tarugão teve uma clara intenção de dá dimensão as falas de Jair Bolsonaro (sem partido), quando o presidente amenizou as grandes manifestações de maio,29, contra seu governo, ao afirmar que “faltou maconha e dinheiro para os manifestantes da esquerda no ato”.

Só que Tarugão, descontextualizou as falas do presidente, chamou aliança de esquerda de “chiqueirinho” e classificou as manifestações do mês de maio como “vergonhoso” e citou que o “discurso da esquerda induz as pessoas de bem a usar drogas.”. O vereador emedebista, não recebeu apoio dos seus colegas de Parlamento com sua fala agressiva, e muito menos, da própria bancada do prefeito Hagge na Câmara.

Antes das acusações contra os partidos de esquerda, Tarugão tentou amenizar a responsabilidade do presidente Bolsonaro com as quase 500 mil mortes na pandemia, afirmando que as legendas usam os mortos para fazem política baixa.

Agora, Tarugão terá que enfrentar a justiça, e se explicar. Quem? E como esses partidos agem para induzem as pessoas a usarem drogas. A representação que deve judicializar as falas de Tarugão teve apoio dos diretórios estaduais das legendas: PT, PC do B e PSOL, que deve pedir punição ao vereador; de perda de mandato a indenização.

Fontes, na Câmara de Itapetinga já aposta na destituição da representação de Tarugão como líder do prefeito no Parlamento Municipal, após o episódio. Para alguns vereadores a radicalização de Tarugão não contribui para construção de um bom ambiente para futuras votações em favor do governo municipal.