Foto: Itapetinga Acontece

A redação do Blog Sudoeste em Foco recebeu uma carta endereçada ao Prefeito Rodrigo Hagge e a solicitação da publicação da mesma. Segue na integra o conteúdo do documento:

“Caro Prefeito Rodrigo Hagge,

 

Reconhecemos o esforço e o empenho de V. Sª. no combate à covid-19, bem como, todo o conjunto da sociedade Itapetinguense. Entretanto, queremos destacar aqui ações que estão sabotando esse esforço:

 

1) Em primeiro lugar, são as pessoas que insistem em não usar máscara e que circulam pela cidade, sem que sejam interpeladas pelas autoridades.

2) Mesmo impondo alguns critérios, V. Sª. equivocadamente, talvez até por uma justa pressão por parte desse setor, autorizou a abertura de bares e restaurantes. Nós indagamos: se o uso de máscara é uma medida importantíssima e obrigatória, como é possível pessoas se sentarem numa mesa de bar ou de um restaurante para consumirem? Beber e comer com máscara? Nesses dias que correm, isso deve ser feito dentro de casa?

3) As filas nas casas lotéricas e bancos são um escândalo. As pessoas conscientes estão apavoradas com o que estão vendo. As recomendações de segurança, no caso de filas, estão sendo fiscalizadas por quem? De quem é a responsabilidade por isso? Dos bancos e casas lotéricas? E quem fiscaliza esses estabelecimentos para se certificar de que estão fazendo a sua parte?

4) Em áreas de lazer como, por exemplo a Lagoa, vemos pessoas circulando e sentadas em bancos despreocupadamente. O mesmo vem ocorrendo em campos de futebol de várzea, onde pessoas displicentemente jogam bola. Mesmo que estejam com máscara, isso não está correto. Sair de casa, só se for por necessidade e, aí sim; usa-se a máscara, mas perambular por aí com máscara e ou sem máscara é irresponsabilidade.

5) Outro fato equivocado de gravíssimo impacto é a permissão para pessoas saírem por aí fazendo atividades físicas, seja com máscara ou sem máscara. Atividade física é importante, mas na circunstância atual, está longe de ser uma necessidade essencial. Quem quiser, que faça em casa. As academias estão aí em pleno funcionamento. Qualquer um sabe que nesses ambientes as pessoas transpiram, respiram e inspiram fortemente por conta do esforço físico, debaixo de ventiladores e ou sob ar condicionado. Isso está certo Prefeito? Será seguro permitir que pessoas frequentem academias?

6) Há em Itapetinga uma empresa de transporte passageiros e encomendas que faz linha para São Paulo. Já houve diversas denúncias de que seus proprietários estão burlando as normas estabelecidas pelo Governo do Estado, e estão, clandestinamente, fazendo o transporte de pessoas de São Paulo para Itapetinga. Sabe-se também que, por conta das férias coletivas nas fábricas de calçados na cidade de Nova Serrana, em Minas Gerais, essa empresa trouxe de lá, um enorme contingente de pessoas, sem que as autoridades municipais de nossa cidade soubessem. Há denúncias de que estão fazendo isso na calada da noite, descarregando passageiros nos arredores da nossa cidade. Qual providência V. Sª pretende tomar? Não acha de bom alvitre mandar apurar de forma isenta esses fatos e, se for o caso, responsabilizar esses empresários?

7) Há denúncias de que dentro de residências, em quintais, em fazendas, durante os fins de semana, tem ocorrido festas e churrascadas, onde se reúnem grupos de 10 a 20 pessoas. Quem deve coibir isso?

8) Temos notícias de que uma legião de pessoas de cidades vizinhas está vindo à Itapetinga para usar os serviços da Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Está havendo bloqueio nas entradas de Itapetinga para checar as condições de quem entra em nossa cidade Prefeito? Se há, quem está fiscalizando esse trabalho?

9) A Prefeitura Municipal não deveria colocar diariamente na rua e nos meios de comunicação, uma campanha ostensiva de conscientização dessas questões relacionadas à covid-19?

11) Sabemos Prefeito que quem é contaminado pela covid-19 tem três destinos: a) se for rico paga por um tratamento particular; b) se for rico e político pode escolher entre o tratamento público e ou privado, o que for melhor e estiver mais à mão; c) se for pobre ficará à mercê da sorte!

10) Pense nisso Prefeito, pois no que pese seu esforço, essa cidade não está adotando as melhores práticas para evitar a disseminação do vírus. Lembre-se; o poder para que tudo ocorra da melhor forma possível deve emanar de V. Sª”.

 

 

Itapetinga-BA, 29/04/2020.